Alameda Armando Salles de Oliveira 360, Centro, 17800-000 Adamantina - SP Tel: 018 3522 - 2470 9708-1163

DIVÓRCIO

CARATER DOS OBREIROS CRISTÃO

Princípios de formação do caráter do Obreiro

Definição de Dom Ef. 4:8 e I Cor. 7: 7
Dom é uma graça merecida Todas as virtudes cristãs são dádivas (Dons) com que Deus habilita os homens a exercerem as diversas funções no seu reino.

Definição de Caráter:
1- Caráter é o assento moral da pessoa. O Caráter é a vida interior do homem. E refletirá os traços da sua natureza pecaminosa (sendo influenciada pelo mundo) ou os traços da natureza Divina (sendo influenciado pela Palavra a de Deus.)
2- Caráter é a soma total de todas as qualidades positivas e negativas na vida de uma de urna pessoa, exemplificada pelos seus pensamentos, valores, motivações e atitudes, sentimentos e ações.
3- No grego a palavra Caráter significa “Imagem”. Deriva da palavra “chrasso” que quer dizer marca,.alguém que afia, arranha ou escreve em uma pedra, madeira ou metal. Em Heb. 1: 3 o escritor afirma que Cristo é o próprio caráter de Deus. A própria estampa da natureza de Deus e aquele em quem Deus estampou ou imprimiu Seu ser.
4- Caráter é como urna marca impressa que distingue a pessoa, essa marca é formada pela força exterior sobre um indivíduo:
Deus
Jesus
Igreja

O Caráter de Deus foi expresso em Jesus Cristo e precisa ser impresso na Igreja (cristão) para que, desta forma, o mundo creia em Deus.
Nossa primeira decisão é sermos crente - Termos uma definição de seguir a Jesus tornando-nos seus discípulos e, por um, sermos feito conforme a Sua própria imagem Rom.8:29 e 1 Cor 15: 49 identificados, desta forma, como cristãos.
Crente
Discípulo
Cristão


CAPITULO 1
Diferença entre Dom e Caráter

O ministério aos olhos de Deus, é edificado sobre o caráter do individuo e não sobre o seu don .Caráter é a base sólida que Jesus exige de um homem antes de liberá-lo para a obra. Don atrai a atenção do povo e o caráter atraiu a atenção de Deus.
Antes dos dons devemos ter o caráter. Somente com o caráter aprovado por Deus o individuo pode suportar os ataques que o inimigo produz e as pressões que a obra nos traz.
Somente com o caráter aprovado, suas emoções não serão abaladas nos momentos difíceis do ministério; II Tim 2:15
Exemplo de homens que tiveram seu caráter transformado através do exemplo de Jesus
Cristo:
João: Lc.9:53-55 (zelo humano) Transformação 1 Jo.4:7
Pedro: Mt.26:69-74 (inconstante, Inseguro ) transformação: At. 5:29 (intrépido, seguro);
Paulo: At.9:1; Transformação: At.21:13

É Deus quem prova o caráter de seus obreiros, Ele permite situações onde o obreiro precisará demonstrar transformação nas áreas: emocionais, financeira, espiritual e física.

Equilíbrio entre Dom e Caráter

1- Em vários textos bíblicos encontramos o propósito de Deus para o homem: Gn. 1:26-28; Mt.5:48; 11 Co.13:9; GI.4:19; Ef.1:4; 4:13; II Tm.3:17; II Pe.1:3.
2- Este propósito é que o homem se torne a imagem de seu filho, o Senhor Jesus Cristo, o Deus homem. Este propósito não mudou. A queda do homem não mudou este plano e propósito de Deus. Desde Adão, passando por Jesus e chegando a Igreja, o plano de Deus é e sempre será o mesmo; Hb.2:1O. Se a Igreja deve atingir esta meta, seus lideres deve mostrar o caminho. O Caráter e a personalidade do Senhor Jesus Cristo devem ser desenvolvidos nos lideres da Igreja antes de serem formados no seu povo,
3- Muitas Igrejas tem enfatizado o Dom e o Poder do líder acima do seu caráter. Este desequilíbrio tem causado muitos problemas na Igreja, inclusive o desvio de muitos líderes. Hoje, no entanto, Deus está trazendo o equilíbrio entre Dom e Caráter. O Senhor não se atentará somente
4- Um para o Dom e a Unção do líder. Ele observará também o seu caráter e estilo de vida.
Equilíbrio certo entre Dom e Caráter é à vontade do Senhor para um verdadeiro líder de Deus.

A necessidade de Caráter

Os valores e os padrões do mundo estão a cada dia mais e mais corruptos; II Tm.3: 1-9. No meio destes dias maus, no entanto, a Bíblia também afirma que haverá um povo que agira com a Justiça de nosso Senhor Jesus Cristo; Ef.3:1O; Mt.16:18. Suas vidas serão um testemunho de poder do Espírito Santo.

O Cristão precisa desenvolver seu caráter de maneira que não seja conforme os diferentes padrões do mundo; Riu. 12:1-2. Precisamos desenvolver um caráter forte e Divino, para permanecermos firmes contra os ataques do inimigo.

Hoje, a liderança da Igreja deve ter uma palavra muito clara para a Igreja. A moral do mundo está abalada pelo pecado que tem livre acesso ao homem. Somente a igreja com uma palavra clara e um testemunho de poder poderá influenciar o mundo e mudar o sistema. Somente cristãos maduros, a semelhança do caráter de Jesus, poderão ser instrumentos de Deus para que isso ocorra.

Aspectos do Caráter de Jesus que o Obreiro precisa possuir:

a) Amor - O Amor que o Senhor exige na formação do caráter de um Ministro é o Amor Incondicional, sem este nível de amor, Deus não pode abrir seu coração, pois não haverá confiança plena por parte de Deus com relação ao individuo. O Amor incondicional é provado por situações especificas, quando o próprio Deus nos leva a vivê-las. E neste momento que ele prova o nível de amor que temos com relação a Sua pessoa; Mt.1O:37. Amar é também a capacidade de se dar por alguém, como o próprio Deus fez; Jo.3:16 e 1 Co.13

b) Santidade - Ser Santo não depende de uma intervenção Divina, mas de um posicionamento individual. A Santidade nos leva a ver Deus, Lc.1:35; Mt.5:8; Is. 6: 17. Ser Santo começa com o principio de decidirmos ser Santos, tornando-se um processo para toda a vida, quando veremos o resultado de nossa decisão inicial. Deve haver o princípio, que é a experiência que marca o início da vida santificada é um processo de transformação, que objetiva a semelhança com Cristo e que nos acompanha por toda a nossa vida; 11 Co.3:18. Cada vez nos assemelhamos mais a Sua imagem, Deus nos garantiu libertação do poder do pecado; Rom.6: 18. Sem uma vida de vitória sobre o pecado é nula a doutrina da Santificação.

Passos para a Santificação
1- Separação do inundo e seus prazeres; 1 Jo.2:17
2- Dedicação a Deus; Rom.12:1- 6:13
3- Revestimento do Espírito Santo; 1 Co.2:12

Faltando um desses passos, a Santificação deixa de ser total. Do ponto de vista prático, há duas facetas da experiência de Santificação.
1- A primeira é a parte humana
2- Segunda é a parte Divina. Em todo o processo de Santificação, os passos se dividem entre o homem e Deus. Os dois primeiros são à parte do homem e o último à parte de Deus.

c) Compaixão - É a capacidade que o homem tem de se colocar no lugar do próximo e de sentir suas dores. A compaixão é um dos aspectos mais importantes do caráter de Deus. E através dela que a humanidade é redimida por Ele, Deus é compassivo; SI.78:38; 86:15; 11 Cr.36:15 e Mq.7:19. Jesus expressou sua misericórdia para com os necessitados:
Enfermos: Mt.14:14; Mc.1:41
Pobres: Mc.8:2
Pecadores: Mt.9:36
Aflitos: Lc.7:13; Jo.lI:33-35
Multidões: Mt. 9:36; 14:14; 15:32
Jerusalém: Mt.23:37

Princípios para ter compaixão:
• Tirar os olhos de si mesmo;
• Colocar os olhos nos necessitados;
• Envolver-se com os necessitados;

• Estudar na Bíblia este aspecto na vida de Jesus;
• Orar para que o Espírito Santo gere compaixão em nós

d) Serviço - Um verdadeiro Servo está sempre atento aos problemas e necessidades que os outros estão enfrentando, devendo espontaneamente dispor-se a ajudar, alimentando um desejo autêntico de servir aos outros.

Há várias palavras em hebraico que podem ser traduzidas como servo

“EBED” - Significa: “Alguém que é escravo ou servo”,
1- Aplica-se a pessoa que está completamente à disposição de outra; Gn.24:1-67;
2- Há um escravo que renuncia todos seus bens pessoais para servir a seu senhor; Dt.15:12-18; E também ao escravo a serviço do seu Senhor; II Rs.1 :9; 1:47.
3- Finalmente, relaciona-se a uma pessoa que serve como escravo atendendo no Santuário; 1 Sm.3:9.
4- Outros versos onde esta palavra é usada; Gen 26:15-24; 32:4-5; Dt.7:8; Js.1:1-2; 13:15 e 24:29.
1 Sam.3: 9, 10:29, Is .20:3, 49:3; Zc.1: 6

“ABAD” - Significa “trabalhar e servir”.
1- Aplica-se a pessoa que cultiva o solo, Gn.2:5; 3:23.
2- Também se aplica a pessoa que veste e cuida de um jardim. Gen.18:7-23.
3- Outras escrituras que usam o termo Abad; Ex.23:25; Dt.4:19-28; Jo.22:5-27;
I Sm.12:14-2O; 51.22:20; Jr.34:14; Ez.29:20; 36:9; MI.3:18

“SAKIYR” - Significa “Servo Alugado”, que não podia comer o cordeiro pascal;
Antes ele se torna um escravo de amor do que um escravo legal do senhor, através de um relacionamento pessoal de fé
Emprega-se esta palavra para definir um servo empregado que não era escravo de amor; Lv.25:39-42. Como o líder que entende que deve abandonar sua religião legalista e ter um relacionamento pessoal de amor com Deus através da fé na pessoa de Jesus. Também se aplica a um servo assalariado que não valia nem a metade do preço; Dt.15:18. E, por fim, significa um viajante que é levado para dentro de casa e feito escravo; Lv.25:6. Outras escrituras que encontramos o termo SAK1YR; Ex.22:14-15. Lv.19; Lv.22:l0; 25:40, 50-53

“SHARATH” - significa “pessoa servil que faz tarefas insignificantes”
1- Aplica-se ao Sacerdote que serve ou ministra seu oficio Sacerdotal; Ex.28:35-43.
2- Também ao Sacerdote que ministra perante a Arca; 1 Cr.16:37. Finalmente aplica-se a Josué como ministro ou servo para com Moisés; Ex.24:13; Nm.11:28.
3- A Definição em grego: “DOULOS” - significa: “(‘Cativeiro, servidão”. Termo aplicado a um servo que está em sujeição ao seu senhor de boa vontade, ou por uma obrigação legal. Paulo usa este termo em vários trechos de suas cartas para se definir; Rom.1:1; FI.1:l; Tt.1:1 e Fm.l:9).
4- O Velho Testamento provê o pano de fundo para a palavra Doulos em Dt.15:23. Neste trecho lemos que, quando é chegado o tempo para o senhor liberar um escravo após ele ter servido ao seu senhor durante seus anos de acordo com o pacto Mosaico eram-lhe dadas duas opções.

a) Ele poderia aceitar a sua liberdade total sem nenhuma obrigação legal com seu Senhor como escravo de amor.
.
Contato Email - prmau@bol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário