Alameda Armando Salles de Oliveira 360, Centro, 17800-000 Adamantina - SP Tel: 018 3522 - 2470 9708-1163

PROGRAMA DE TRABALHO DA CRERES

Programa de Trabalho da CRERES

PROGRAMA DE TRABALHO
(Um Resumo)

I – ORIGEM
A CRERES –Casa de Recuperação e Reintegração Social - surgiu como fruto do desejo de um grupo de pessoas da sociedade de Adamantina-SP, que, ao assistirem angustiadas o crescimento vertiginoso do número de dependentes químicos (drogas lícitas e ilícitas) e alcoólicos, passaram a concentrar seus esforços na criação de uma entidade que possibilitasse sua recuperação, viabilizando também sua reintegração harmoniosa na sociedade. Assim, em 12/10/93 fundou-se a Creres.

II-OBJETIVOS
A)-GERAIS: Promover e/ou participar junto à sociedade, notadamente no meio estudantil, palestras, seminários e outros eventos de cunho preventivo, conscientizando o público dos imensuráveis malefícios causados por esses dois flagelos do final do século 20.

B)-ESPECÍFICOS: Possibilitar a recuperação e a reintegração social de dependentes químicos e alcoólicos, do sexo masculino, sem distinção de raça, credo ou nível sócio-econômico-cultural, através de um programa, em regime de internato, com duração determinada de 09 (nove) meses, divididos em 03 (três) fases:

B.1 – 1ª FASE (Primeiro trimestre): É o período de adaptação, considerado o mais difícil, porque é quando o interno se desliga do convívio familiar e social, passando para um modo de vida regido por um regulamento, e convivendo com pessoas de todos os níveis sociais e culturais. Além disso, o corte súbito do consumo de drogas e/ou álcool submete o seu organismo aos desconfortos da síndrome de abstinência, cuja duração pode variar de pessoa para pessoa. Nesta fase, atividades que o façam transpirar bastante podem colaborar para a desintoxicação natural, atenuando assim os sintomas da síndrome. Todavia, ainda que a receptividade do interno neste estágio seja bem limitada, inicia-se paulatinamente o resgate dos valores morais e espirituais, através da evangelização e do aconselhamento.

B.2 – 2ª FASE (Segundo trimestre): Com seu corpo já revitalizado através de disciplina abrangendo alimentação, repouso, trabalho e lazer, o interno, nesta fase, evidencia o seu aproveitamento do programa. Por não ser mais um novato, exige-se dele uma conduta melhor, de modo a ser exemplo positivo para os que estão ingressando na entidade. Poderá, se necessário, prestar serviços fora da casa, mas sempre sob a supervisão desta, a título de terapia ocupacional.

B.3 - 3ª FASE (Terceiro trimestre): É o período da definição. Se o interno foi ou não bem sucedido no programa, é nesta fase que isto se revelará de modo claro. Se tiver tendência para a liderança, poderá ocupar o cargo de monitor, cujo exercício requer temperança, mansidão e dedicação. Como líder, acompanhará internos ao médico, ao dentista, ao fórum, etc., e será um dos responsáveis pela manutenção da ordem e disciplina internas. Demonstrando mudanças positivas e mantendo um comportamento que inspire confiança, poderá obter licença para uma breve visita aos seus familiares. Atividades como arrecadação de gêneros alimentícios, donativos, etc. são feitas preferencialmente por internos desta fase, visando sua reintegração na sociedade.
A permanência do interno na entidade após o 9º mês poderá ocorrer quando for verificado mau aproveitamento do programa, e desde que o interno e seus familiares estejam de acordo.

III-TERAPIAS APLICADAS
A)-ESPIRITUAL: A Creres tem por Terapia Ocupacional o conjunto de atividades que trabalha com o interior do recuperando. Tem por finalidade auxiliá-lo no resgate dos valores morais e espirituais perdidos durante sua caminhada pelas drogas e/ou álcool. A reestruturação interior é fundamental para que ele volte ao seu lar não somente recuperado, mas liberto. Fazem parte da terapia espiritual adotada pela Creres:

A.1 – EVANGELIZAÇÃO: Sem imposição denominacional, feita por pastores de diversas igrejas evangélicas, objetivando estimular o interno na busca de valores espirituais.

A.2 - ACONSELHAMENTO: Também feito por pastores de diversas denominações evangélicas, de modo individual. Procura auxiliar o recuperando em suas dificuldades pessoais durante todas as etapas do programa. Desde que possível, o aconselhamento estende-se aos familiares.

A.3 - REUNIÕES DE GRUPO: Nestes encontros, além da oportunidade de falar sobre suas experiências pessoais, antes e depois de se tornar dependente, o interno manifesta sua opinião acerca de temas atuais, previamente escolhidos para debate, como racismo, pena de morte, divórcio, etc.

A.4 – MUSICOTERAPIA: Através de cânticos de louvor, que encerram mensagens espirituais, de conscientização e prevenção, esta é uma atividade importante da terapia espiritual, pela inspiração que proporciona aos participantes. Para o acompanhamento do coro, teclados, violões, guitarras e bateria são tocados por internos com conhecimento musical.

A.5 – PALESTRAS/SEMINÁRIOS: Estas atividades são esporádicas e a participação dos recuperandos da Creres depende do convite de seus realizadores. Nelas, os que têm condições de fazê-lo, podem falar publicamente sobre suas experiências pessoais, antes e depois de se tornarem dependentes, enfatizando o seu progresso através do tratamento a que estão se submetendo.

B)-LABORTERAPIA: Objetiva fazer com que os internos se sintam úteis durante sua permanência na entidade e, ao mesmo tempo, possam suprir cada setor da casa com a devida manutenção. A laborterapia na Creres é composta pelas seguintes atividades: suinocultura, avicultura, horticultura, marcenaria e artesanato, limpeza, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, seleção de gêneros alimentícios e preparo das refeições. A participação do interno em atividades simples como cuidar da terra, plantar, regar e colher, limpar e arrumar as dependências que ele próprio utiliza, etc., muito contribuem para que ele tome consciência de sua importância na vida da comunidade e isto certamente refletirá no seu futuro.
Esporadicamente surgem atividades externas, para as quais a participação dos internos fica a critério da diretoria administrativa.

C)-PSICOTERAPIA: Ministrada por psicólogos voluntários e estagiários do curso de Psicologia da FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas, sob supervisão de professores. Esta terapia é desenvolvida de modo individual e em grupo, segundo critérios dos profissionais, e tem por objetivo auxiliar os internos a identificarem as raízes dos seus problemas e a lidarem com suas emoções.

IV-CONCLUSÃO
A Creres tem procurado adequar sua metodologia de trabalho de modo a elevar seu índice de recuperação. Possibilitar ao dependente voltar a ter uma vida digna no âmbito familiar e social, retomar o exercício pleno da cidadania e restituir-lhe a auto-estima e o amor à vida: são estes os motivos essenciais da existência da Creres. Muitas são as dificuldades enfrentadas. Contudo, a despeito delas, e sob o primado da fé em Jesus Cristo, a Creres prossegue, acreditando que não há ninguém irrecuperável e que suas limitações podem ser superadas pelo amor. Ela crê, ainda, na bondade, na solidariedade e na vontade que as pessoas têm de acertar. E acima de todas estas convicções, está a fonte de sua força, de sua inspiração e razão de ser: DEUS.

0 comentários:

Postar um comentário